Faminto > Blog > Como vencer e salvar seu negócio em momentos de crise

Como vencer e salvar seu negócio em momentos de crise

Foto Náthaly Baraldi  Náthaly Baraldi 07/12/2018
Como vencer e salvar seu negócio em momentos de crise

Todos os dias surgem dezenas de novos restaurantes, bares e lanchonetes que tem como proposta principal inovar na hora da experiência do cliente, trazendo novas formas de apresentação, novos pratos com influências de culinárias internacionais ou até mesmo simplificando o que já é tão conhecido, diminuindo custos e tornando produtos mais acessíveis e simples, trazendo opções e mobilidade, agradando ao novo público. Diante de tudo isso como é possível que um restaurante ou bar que já tem seu público não o perca e mantenha o rendimento nos negócios?

A solução é sempre inovar mantendo suas raízes. Confira dicas para fazer isso!

Qualidade sempre

Procure investir em materiais que tragam qualidade ao seu ambiente de serviço como copos, talheres, decorações específicas, mesas e cadeiras confortáveis e elegantes, que tragam o máximo de aproveitamento para o espaço disponível e criem um ambiente familiar e aconchegante. Invista também na qualidade da imagem do seu restaurante, criando logos e marcas para cartões de visita, cardápios e placas que anunciam promoções e o nome da casa.

Cuide do staff

O que mais faz o cliente querer retornar ao local visitado é a forma com que ele é tratado, por isso selecione cuidadosamente as pessoas que lidarão com o público e as mostre como fazer isso de maneira correta e agradável. Procure personalizar seu atendimento individual e dar mais atenção às necessidades do cliente: procure saber o que acharam dos pratos, do serviço, pergunte sobre como querem o ponto da carne e de massas e ofereça um feedback a eles, fazendo um serviço mais pessoal.

Almoço fácil

Na correria do dia a dia, oferecer opções montadas de pratos na hora do almoço parece uma boa saída e que pode atrair mais pessoas. Isso é chamado de menu executivo, que tem uma entrada, prato principal e sobremesa por um preço justo e fixo mas que mesmo assim ofereça uma certa variedade no cardápio, agradando a todos. Se você optar por essa forma de atendimento, adapte o cardápio à linha que seu restaurante segue e ao tipo de culinária exibida: brasileira, italiana, japonesa. Procure colocar no prato executivo alimentos característicos da sua culinária e torná-los mais acessíveis.

Ofereça espaço para eventos

Com as festas de fim de ano chegando, as empresas buscam restaurantes que ofereçam um serviço especial que receba seus funcionários para a confraternização, isso pode ser uma grande oportunidade para mostrar um diferencial e se aproximar de potenciais clientes. Você pode também promover festas por conta própria em outras épocas do ano como halloween e dia dos pais e das mães, sem esquecer de usar a internet como ferramenta de divulgação.

Happy Hour

Todo mundo ama beber uma cerveja e comer alguns petiscos com os colegas de trabalho após um dia cansativo, então porque não incluir isso como uma promoção em algum dia da semana? Diminua o preço de certas bebidas ou até mesmo crie combos de promoções que incluem comida + bebida e mantenham o cliente no seu estabelecimento. Use sua criatividade e gerar mais lucro para você!

Foto Náthaly Baraldi

Náthaly Baraldi

Jornalista

Facebook

O que achou? Deixe seu comentário...

Plataforma de restaurantes

Tem um restaurante?

Conquiste espaço na internet, tenha um cardápio online, melhore seu processo de vendas e receba pedidos pela internet.

Guia de restaurantes

Está com fome?

Veja os restaurantes da sua cidade. Tem mais de 20 mil restaurantes cadastrados em 200 cidades.