Faminto > Blog > Principais Problemas dos Restaurantes

Principais Problemas dos Restaurantes

Foto Deoclides Araújo  Deoclides Araújo 24/12/2018
Principais Problemas dos Restaurantes

Em um mercado tão lucrativo e concorrido, os restaurantes enfrentam diversidades de problemas que se apresentam no dia a dia, que poderão ser corrigidos, de maneira a agregar mais valor ao investimento. Neste momento de desafios constantes, a concorrência segue lado a lado e os clientes se apresentam cada vez mais exigentes e impacientes.

É necessário atentar aos detalhes de todos os processos que envolvem o atendimento ao cliente, de forma que ao ser atendido, sinta-se especialmente satisfeito, e que possa retornar em outra ocasião. Assim, você mantém a confiança, credibilidade e prosperidade do seu negócio. Citamos a seguir algumas situações/problemas que mais ocorrem e de que maneira podem ser evitados.

Mau atendimento

Todos gostam se ser bem atendidos, e por algumas vezes isso não acontece. É perceptível o despreparo e a falta de experiência de funcionários de setores diversos do restaurante, principalmente dos garçons que mantém mais tempo de contato com os clientes. Torna-se desagradável ao cliente a grande demora no atendimento do pedido, erros de anotações, entregas erradas, esquecimento de pedidos, número insuficiente de garçons para atendimento, entre outros.

Portanto, isso pode ser sanado com uma preparação melhor da equipe, oportunizando a eles treinamentos nas áreas afins, oferecidos pelo mercado de trabalho e orientações diárias pela própria gerência do restaurante, de preferência sempre antes de abrir. A utilização da tecnologia facilita muito e agiliza processos internos de atendimento como cadastro de clientes, pedidos de mesa e outros, conheça os serviços de nosso site faminto.com.

Restaurante lotado

Fila restaurante

Muita gente, conversas altas, falta de espaço entre as mesas, correria, sufoco, péssimo atendimento, por vezes piora a situação quando colocam mesas extras para atenderem aos que estão chegando. Enfim, o restaurante deseja atender o cliente com qualidade, e o cliente espera ser bem atendido. Mas perde o controle, o que se torna muito ruim para o restaurante.

Isso exige providências urgentes, sugerimos aumentar o espaço entre as mesas, reduzir algumas, de modo que o cliente possa usufruir com maior comodidade, propiciando um atendimento de melhor qualidade. Uma saída é organizar antecipadamente reservas de mesas e listas de esperas, do que procurar atender a todos num ambiente superlotado com clientes insatisfeitos.

Conversas entre funcionários

Conversas paralelas entre funcionários é comprovada como uma das maiores queixas dos clientes, principalmente quando acontece em horário de pico no atendimento dos restaurantes, torna-se evidente, desagradável e frustrante ao cliente, presenciar longas conversas entre funcionários enquanto aguarda ser atendido ou mesmo espera pelo pedido já feito. O funcionário deve estar atento às necessidades do cliente, para isso é preciso que periodicamente sejam melhor orientados e entender que a qualidade no atendimento ao cliente é prioridade em todos os setores do restaurante.

Desinformação do cardápio

Este problema ocorre quando o garçom não possui conhecimento detalhado do cardápio, acentuando mais ainda no momento em que o cliente solicita uma sugestão. Outro ponto, é quando o cardápio está desatualizado e não corresponde às informações reais. Nesses casos o ideal é realizar treinamento com os garçons e atualizar o cardápio a cada momento que houver necessidade de alterações dos produtos.

Acomodar os pertences dos clientes

Para muitos, este item é considerado como surpresa, mas está entre os primeiros das listas de reclamações dos restaurantes, pode ser um ótimo investimento para o seu estabelecimento. Facilita muito para os clientes o restaurante acomodar bolsas, sacolas, mochilas, casacos, e outros, em espaço específico, adequado e seguro, de modo a liberar mais espaço nas mesas dos clientes.

Foto Deoclides Araújo

Deoclides Araújo

Sou Diretor Comercial do Famintoo. Possuo especialização nas áreas de Gestão de Qualidade, Produtividade, Recursos Humanos e outras. Gosto de manter contato com as pessoas, seja pessoalmente ou pela internet.

O que achou? Deixe seu comentário...

Plataforma de restaurantes

Tem um restaurante?

Conquiste espaço na internet, tenha um cardápio online, melhore seu processo de vendas e receba pedidos pela internet.

Guia de restaurantes

Está com fome?

Veja os restaurantes da sua cidade. Tem mais de 20 mil restaurantes cadastrados em 200 cidades.