Faminto > BF Blog do Faminto > Por quê cortar cebola faz chorar?
Você tem um restaurante?
Você precisa conhecer este conteúdo

Por quê cortar cebola faz chorar?

Por quê cortar cebola faz chorar?

Se você é cozinheiro em um restaurante, provavelmente já tem as manhas para não passar por este problema. Mas sabe o porquê choramos?

Ao cortar a cebola, ela produz instantaneamente um gás chamado sulfóxido de tiopropanal. Ele não é presente na cebola, mas é formado quando cortamos as células da cebola.

Este gás sobe e entra em contato com as lágrimas transformando-se em ácido de enxofre, que irrita os olhos. Algumas pessoas chegam a escorrer o nariz.

Como defesa nosso corpo produz mais lágrimas do que o normal para diluir esta substância e isso não é bom, pois o sulfóxido precisa da lágrima para transformar-se em ácido. Ou seja, quanto mais lágrimas, mais ácido é formado, irritando ainda mais os olhos.

Acredite ou não os cientistas já estudaram este fato e descobriram qual substância presente na cebola produz este gás. Mas ainda não conseguiram modificar geneticamente uma cebola para que esta venha a ser produzida sem esta substância.

Como não chorar ao cortar cebola

óculos mergulho cortar cebola

Para resolver, você não pode deixar o gás produzido pela cebola entrar em contato com o seu olho. Para isso é simples: use óculos de mergulho ou capacete. haha

Mas agora falando sério, dá para amenizar o chororô usando óculos ou um ventilador para jogar o gás para longe. Também é interessante cortar a cebola debaixo da água ou molhá-la a todo momento para o gás não subir.

Outra dica legal, adotada pelos restaurantes, é guardar as cebolas na geladeira. Desta forma quando for cortá-las elas estarão geladas e a baixa temperatura dificulta a liberação do gás sulfóxido.

06/05/2020
Compartilhe

Deixe seu comentário

Estamos trabalhando aqui, em breve reativaremos os comentários...

Acompanhe o BF para receber matérias que te ajudem a elevar o nível do seu restaurante

Plataforma de restaurantes

Deixe seu nome e melhor e-mail para receber nosso conteúdo por e-mail

Acompanhe o BF para receber matérias que te ajudem a elevar o nível do seu restaurante

Deixe seu nome e melhor e-mail para receber nosso conteúdo por e-mail

Autor Eric Araújo

Foto Eric Araújo

TI é minha área de formação. Porém hoje estou em contato direto com os clientes da Faminto trocando ideias, entendendo suas necessiades e visões.

Facebook

Quer elevar o nível do seu restaurante?

Foto $Post->author_name

Esse é nosso objetivo, te ajudar a gerenciar seu restaurante através de nossas ferramentas. Aumentar seu lucro, diminuir os custos e ter menos dores de cabeça

Quero melhorar meu restaurante