Faminto > BF Blog do Faminto > Já teve dor de cabeça com pedido anotado errado?

Você tem um restaurante?
Você precisa conhecer este conteúdo

Já teve dor de cabeça com pedido anotado errado?

Já teve dor de cabeça com pedido anotado errado?
16/03/2020

Este é um erro muito comum nos restaurantes que ainda anotam seus pedidos com caneta em comandas de papel. Causa uma situação desconfortável, tanto para o cliente quanto para o garçom.

Às vezes a culpa nem é do garçom, ele até anota certo, mas o cozinheiro que entende errado o que estava escrito e ao invés de fazer um prato que o cliente pediu, faz outro.

No fim quem perde é sempre o restaurante

garcom pedido errado

Se descontar o erro na conta do garçom, ele ficará chateado. O interessante é o restaurante se responsabilizar pelo erro e refazer o pedido do cliente. Mas, mesmo que o pedido seja refeito e entregue corretamente depois, corre o risco do cliente ir embora insatisfeito e não voltar mais.

Então, de qualquer forma o restaurante perde com este erro. Perde tempo por refazer o pedido. Perde mão-de-obra, pois o pedido feito primeiro foi descartado. Perde dinheiro, pois teve que pagar pelo primeiro pedido. E, perde o cliente, se este ficar insatisfeito.

Este erro não é insignificante

Pode parecer, mas pensa o seguinte: hoje 1 pedido é anotado errado e amanhã outro. Ao longo de 1 ano, foram dezenas ou talvez centenas de pedidos anotados errados e clientes que ficaram insatisfeitos.

É grave quando se perde dinheiro e o cliente corre o risco de não voltar mais. Ainda mais quando o erro é simples de ser resolvido, como este.

Como resolver o problema?

garcom tablet

Nem precisamos dizer que para resolver este problema o interessante seria utilizar a tecnologia né? Uma comanda online, por exemplo.

Montar o pedido de maneira digital adicionando os produtos ao pedido, selecionando a mesa, o cliente, as observações e tal. Desta forma os pedidos ficam mais organizados e a chance de erros é muito menor. Sem contar que é mais interessante o garçom atender os clientes com um tablet ou smartphone em mãos.

Quer ir além e resolver de maneira inovadora?

Outra maneira, melhor ainda, de resolver este problema seria permitir que o cliente faça o próprio pedido. Mesmo que ele esteja dentro do seu restaurante. Ao invés de dar a ele um cardápio impresso, peça para ele acessar seu cardápio digital através de um link ou QR Code. O cliente pode selecionar a mesa que está e realizar o pedido que já cai direto no balcão e é impresso na cozinha.

Desta maneira, será necessário ter apenas alguns cardápios impressos. O que é ótimo, pois diminui o custo com estes, já que não costumam ser baratos. Mas, não jogue todos os cardápios impressos fora. Guarde-os para caso o cliente prefira ser atendido por um garçom.

Desta forma você resolve o problema, agrega valor ao seu negócio e ainda surpreende o cliente.



E aí, já passou por isso? Conte-nos nos comentários.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Acompanhe o BF para receber matérias que te ajudem a elevar o nível do seu restaurante através de ferramentas de gerenciamento

Plataforma de restaurantes

Deixe seu nome e melhor e-mail para receber nosso conteúdo

Acompanhe o BF para receber matérias que te ajudem a elevar o nível do seu restaurante através de ferramentas de gerenciamento

Deixe seu nome e melhor e-mail para receber nosso conteúdo

Autor Eric Araújo

Foto Eric Araújo

TI é minha área de formação. Porém hoje estou em contato direto com os clientes da Faminto trocando ideias, entendendo suas necessiades e visões.

Facebook

Quer elevar o nível do seu restaurante?

Foto $Post->author_name

Esse é nosso objetivo, te ajudar a gerenciar seu restaurante através de nossas ferramentas. Aumentar seu lucro, diminuir os custos e ter menos dores de cabeça

Quero melhorar meu restaurante