Faminto > Blog > Erros dos donos e funcionários dos restaurantes

Erros dos donos e funcionários dos restaurantes

Foto Marcos Felipe  Marcos Felipe 01/12/2017
Erros dos donos e funcionários dos restaurantes

Olá, irei apresentar algumas formas de identificar os principais erros cometidos por restaurantes.

Você saberia me dizer quantos bares e restaurantes existem espalhados pelo Brasil?

Difícil né, essa quantidade varia, principalmente de acordo com o tamanho da cidade e de habitantes, embora haja exceções, como no caso das cidades turísticas. Os bares e restaurantes maiores ou que se destacam pela quantidade de vendas, muitas vezes, enfrentam problemas simples, de fácil solução, como a demora na entrega delivery, restaurante lotado, mal atendimento, entre outros.

O seu diferencial pode ser o uso de tecnologias para sair na frente dos concorrentes e ações simples, como diminuir filas, organização e agendamento de mesas, cardápio fácil de ser entendido pelo cliente, entre outras ideias e recursos que vão além de oferecer apenas uma refeição, mas uma experiência única ao consumidor.

1. Tratando mal os clientes

O marketing através das mídias sociais é tão importante para quem busca obter o sucesso no meio comercial, quanto outros tipos de mídia. Como, atualmente, a maioria das pessoas possuem acesso à Internet, as notícias e informações circulam rapidamente. Sendo assim, não basta investir em Marketing e propaganda sem dar ao cliente um feedback, ou seja, usar os recursos e mídias sociais disponíveis para responder aos questionamentos e fazer agradecimentos.

Seguem dicas de alguns erros cometidos pelos estabelecimentos de alimentação que levam o cliente a não mais considerar esse estabelecimento entre as suas alternativas de escolha:

2. Má qualidade no atendimento

Principalmente em período a de maior movimento do seu estabelecimento, observar as seguintes situações:

Demora ao atender o telefone: o ideal é que não toque mais de 3 vezes, o cliente não gosta de esperar e neste caso procurará o concorrente, o mesmo acontece quando o telefone permanece muito tempo ocupado.

Atendimento do garçom: como ele se comunica com os clientes (apresenta-se calmo, bravo, cordial, feliz, triste). O que não pode acontecer é o cliente acenar chamando-o e não ser atendido. Demorar para servir os pratos (consumo local) e outros itens de desatenção.

Entrega a domicílio: Demora na entrega de produtos delivery, devido ao excesso de pedidos, número insuficiente de entregadores e outros funcionários para atendimento à demanda. Não adesão a um sistema de entrega delivery online, também contribui para este atraso.

3. Limpeza inadequada dos restaurantes

Os clientes e a vigilância sanitária estão exigentes em relação à limpeza, por fatos óbvios, é a saúde do consumidor que está em jogo. Você não pode cometer esse deslize!

Um ambiente com papéis no chão, mesas sujas, pratos, talheres e copos mal lavados, cozinha desorganizada, e outros detalhes de desorganização e má limpeza, não observados, são aspectos percebidos pelos clientes e eles não voltam mais.

Fique atento, faça sempre as melhorias possíveis e necessárias pensando na satisfação do seu cliente.

4. Falta de opções no Paladar

As pessoas buscam sabores diferentes, a falta de identificação com estes sabores e variedade dos pratos, fazem que os clientes busquem outros opções no concorrente.

A ausência de opções para os mais variados públicos, pode resultar na queda de demanda, alimentos saudáveis como vegetarianos e veganos estão em alta.

O importante é você entender seus pontos fracos e fortes, ajustando os erros, de modo que consiga entregar a seu cliente um prato saboroso, e que o mesmo possa exercer o que de fato quer: gastar o dinheiro com o prazer de comer.

5. Ausência de tecnologia

A falta de controle interno e externo favorecerá a desorganização da seu restaurante, prejudicando na economia de tempo e aumentando as dificuldades em vender. Implementação de controles através de sistemas informatizados ajudará você a enfrentar esses desafios e economizar tempo e dinheiro.

A minha sugestão é que se contrate um sistema de recebimento de pedidos delivery online, ou de gestão, o que favorecerá tanto para quem recebe (restaurantes) quanto para quem faz o pedido (usuários).

É necessário acompanhar as mudanças de perfis e hábitos de seus clientes e a postura do mercado, compreender essas mudanças, que muitas vezes são sutis e fundamentais.

Neste post apresentei alguns erros que não devem acontecer na área de alimentação, espero ter contribuindo para ajudá-lo a melhorar as condições do seus restaurante na busca do sucesso e conquista do mercado. =)

Foto Marcos Felipe

Marcos Felipe

Estudo Matemática na UTFPR. Gosto de criar conteúdo pois me sinto útil quando vejo que isso ajuda outras pessoas.

Facebook

O que achou? Deixe seu comentário...

Plataforma de restaurantes

Tem um restaurante?

Conquiste espaço na internet, tenha um cardápio online, melhore seu processo de vendas e receba pedidos pela internet.

Guia de restaurantes

Está com fome?

Veja os restaurantes da sua cidade. Tem mais de 20 mil restaurantes cadastrados em 200 cidades.