Faminto > Blog > Top 4 erros cometidos por donos e funcionários dos restaurantes

Top 4 erros cometidos por donos e funcionários dos restaurantes

Foto Marcos Felipe  Marcos Felipe 08/11/2017
Top 4 erros cometidos por donos e funcionários dos restaurantes

Existe cerca de um milhão de bares e restaurantes no Brasil (segundo...). Quem se diferencia, tem vantagem perante a concorrência. Quando o cliente (em família, casal ou almoço de trabalho) está com fome e pretende sair para comer, se depara com inúmeras opções de restaurantes, bares, lanchonetes, pizzarias, entre outros.

É fundamental que o ambiente do seu estabelecimento agrede o cliente. Crie uma relação de amizade, oportunizando não só apenas uma refeição ou prato em si, mas uma experiência única do consumidor. Sem perceber, é um marketing boca a boca que você irá fazer com seu cliente, seja falando bem ou mal do restaurante. Com as mídias sociais a informação chega rápido na mãos das pessoas, o importante é o feedback dos restaurante a essas mídias (facebook, whatsapp, e-mail), respondendo a crítica ou agradecendo seu cliente.

O tempo passou e sua mentalidade do dono não pode continuar ultrapassada, e achar que perder um cliente não impacta em seu negócio, conforme o tempo, de certa maneira gera uma queda brusca no seu de seu restaurante.

Apresento os principais erros cometidos pelos estabelecimentos de alimentação que levam o cliente a não mais considerar um estabelecimento entre as suas alternativas de escolha:

1) Falta de qualidade no atendimento:

Preste atenção como seu garçom se comunica com os clientes (apresenta-se calmo, bravo, cordial, feliz, triste,) parece simples, mas seu clientes percebem e pode causar um clima desagradável. Muito clientes se queixam de não entender o cardápio e faltam opções de alimentos saudáveis como vegetarianos e veganos. Acenar para o garçom e não ser atendido é outro fator a ser observado. Atrasos ao servir os pratos (consumo local) ou entrega a domicílio (indicamos adesão a uma sistema de entrega delivery online) são detalhes importantes.

2) Limpeza dos restaurantes:

Os clientes estão mais exigentes, pois várias doenças podem ser contraídas através da intoxicação alimentar. Um ambiente com papéis no chão, mesas sujas, cozinha desorganizada e não asseada, causa má impressão, estes aspectos são percebidos pelos clientes e eles não voltam mais. Na maiorias das vezes os proprietários e/ou gerentes não percebem esse grave problema, em decorrência do grande movimento, principalmente em estabelecimentos como restaurantes, lanchonetes ou pizzarias. Nos estabelecimentos de alimentação, os donos e funcionários se acostumam com o ambiente à sua volta, não percebendo que o mesmo deve ser melhorado e qualificado para melhor atender seus clientes

3) Exclusividade do Paladar:

Os clientes buscam nos restaurantes aquele sabor diferente que falta na cozinha de sua casa. Um sabor exclusivo, pode ser no tempero, na qualidade e variedade dos pratos, um bom atendimento, ou seja “o peixe pela boca”. Valorize a presença do cliente como se fosse o único e fuja da (velha) visão de que sempre terá gente na fila. Entenda seus pontos fracos e fortes ajustando os erros, de modo que consiga entregar ao seu cliente um prato saboroso, para que o mesmo possa exercer o que de fato quer: gastar o dinheiro por prazer, através do sabor.

4) Ausência de tecnologia:

Se seu restaurante tem bons produtos, e está com dificuldades em vender, alguma coisa está errada. É necessário acompanhar as mudanças de perfis e hábitos de seus clientes e postura do mercado, compreender essas mudanças, que muitas vezes são sutis, é fundamental. Estabelecer melhores controles internos e externos favorecerá na organização, economia de tempo e aumento no faturamento. Neste caso sugerimos também que contrate um sistema de recebimento de pedidos delivery online, o que favorecerá tanto para quem recebe (restaurantes) quanto para quem faz o pedido (usuários). Quer uma ajuda? Comente post abaixo enviando diretamente para o site de delivery online Famintoo.com, pelo e-mail: contato@famintoo.com. Neste post, o famintoo apresenta uma diversidade de conteúdos e temas relacionados a área de alimentação, de maneira a contribuir para a melhoria nos processos de tomada de decisão para o sucesso de seu restaurante, superando as adversidades e conquista do mercado.

Fontes:

https://clubesebrae.com.br/blog/os-principais-problemas-vivenciados-por-donos-de-restaurantes-nesse-momento-de-crise

https://www.almocogratis.com.br/post/os-3-piores-erros-de-donos-de-bares-e-restaurantes/

Foto Marcos Felipe

Marcos Felipe

Estudo Matemática na UTFPR. Gosto de criar conteúdo pois me sinto útil quando vejo que isso ajuda outras pessoas.

Facebook

O que achou? Deixe seu comentário...

Plataforma de restaurantes

Tem um restaurante?

Conquiste espaço na internet, tenha um cardápio online, melhore seu processo de vendas e receba pedidos pela internet.

Guia de restaurantes

Está com fome?

Veja os restaurantes da sua cidade. Tem mais de 20 mil restaurantes cadastrados em 200 cidades.