Acompanhe o BF para receber matérias que te ajudem a elevar o nível do seu restaurante através de ferramentas de gerenciamento

Plataforma de restaurantes

Deixe seu nome e melhor e-mail para receber nosso conteúdo

Faminto > BF Blog do Faminto > Cachaça, aguardente ou pinga! Qual a diferença?

Você tem um restaurante?
Você precisa conhecer este conteúdo

Cachaça, aguardente ou pinga! Qual a diferença?

Cachaça, aguardente ou pinga! Qual a diferença?
21/01/2019

Muitos acham que cachaça, aguardente e pinga são a mesma coisa, mas não é bem assim!

O que difere essas bebidas é o nível de graduação alcoólica, definido na hora da destilação, mas o processo de fermentação é o mesmo.

Cachaça

A primeira condição para que seja denominada “Cachaça”, é que seja produzida no Brasil, porém é um produto exclusivamente brasileiro, hoje há cachaças muito boas e acessíveis aos mais apurados paladares. A cachaça é obtida da destilação do mosto fermentado do caldo da cana-de-açúcar, com graduação alcoólica de 38% a 48% em volume, a vinte graus Celsius. A lei permite adicionar açucares até 6 g por litro, expressos em sacarose. Fora desta especificação, por exemplo, um destilado de cana com graduação alcoólica de 50%, não pode ser comercializado como cachaça, mas sim como aguardente de cana.

A destilação pode ser feita por processos artesanais em alambiques de cobre ou inox. As cachaças brancas são armazenadas em tonéis de inox por 4 meses para descanso (não há envelhecimento). As amarelas, passam (nem todas) pelo processo de envelhecimento (recomendado por um período de 6 meses) em barris de madeira, como: carvalho, amburana, jatobá, ipê, bálsamo, jequitibá, amendoim, castanheira entre outros, trazendo cores, aromas e sabores distintos, agregando valor comercial ao destilado.

O engarrafamento é realizado de forma manual por alguns produtores ou empresas maiores por meio de processo mecanizado. No Brasil, ligada às tradições populares, a cachaça é batizada por diversos apelidos carinhosos: mé, branquinha, cajibrina, berdoega, marvada, danada, água-que-passarinho-não-bebe, bafo-de-tigre, e outros milhares.

Aguardente

A aguardente é uma bebida destilada de teor alcoólico elevado, com graduação alcoólica entre 38% e 54%, extraída da destilação do caldo da cana-de-açúcar, do bagaço de uvas, de cereais, do vinho, raízes, frutos e outros produtos vegetais doces. Não podemos chamar de cachaça destilados não providos da cana, como por exemplo, um destilado de caju é uma aguardente de caju, ao adicionarmos ervas e outras especiarias na cachaça, torna-se uma aguardente composta. Porém, toda cachaça é considerada como uma aguardente, mas nem toda aguardente é cachaça.

Pinga

A pinga é o nome vulgar da cachaça, sendo que a maior parte de sua produção ocorre em indústrias com base no caldo da cana fermentada, considerada como uma bebida menos nobre, possui sabor e aroma mais forte e de alto teor alcoólico.

Compartilhe

Deixe seu comentário

Acompanhe o BF para receber matérias que te ajudem a elevar o nível do seu restaurante através de ferramentas de gerenciamento

Deixe seu nome e melhor e-mail para receber nosso conteúdo

Autor Deoclides Araújo

Foto Deoclides Araújo

Sou Diretor Comercial do Faminto. Possuo especialização nas áreas de Gestão de Qualidade, Produtividade, Recursos Humanos e outras. Gosto de manter contato com as pessoas, seja pessoalmente ou pela internet.

Quer elevar o nível do seu restaurante?

Foto $Post->author_name

Esse é nosso objetivo, te ajudar a gerenciar seu restaurante através de nossas ferramentas. Aumentar seu lucro, diminuir os custos e ter menos dores de cabeça

Quero melhorar meu restaurante