Faminto > BF Blog do Faminto > 7 dicas para seu restaurante ter um diferencial competitivo
Você tem um restaurante?
Você precisa conhecer este conteúdo

7 dicas para seu restaurante ter um diferencial competitivo

7 dicas para seu restaurante ter um diferencial competitivo

Quer fazer algo para criar destaque em relação aos concorrentes? Melhorar a percepção de valor do seu negócio? Fidelizar mais clientes? O diferencial completivo é uma ótima maneira de conseguir tudo isso.

Neste artigo você lerá 7 dicas que te ajudarão a criar um bom diferencial competitivo para seu restaurante, de forma a ter mais sucesso nos negócios.

O diferencial competitivo é o que torna seu restaurante único. É um serviço ou produto oferecido que seus concorrentes não conseguem oferecer.

O que seu restaurante tem de diferente? Se conseguir responder esta pergunta, então tem um. Mas, caso não consiga, fique tranquilo, a maioria dos restaurantes não tem.

Há quem diga que o diferencial fácil de ser copiado (não sustentável), não vale. Mas, gosto de pensar que vale, porque ao somar vários, poderá fazer muita diferença. Independente da dificuldade de ser copiado, não vale quando o cliente não dá valor.

O que adianta criar algo que você julga ser extraordinário, mas ninguém quer comprar? Nada!

- “Nossas esfirras são produzidas em forno a lenha utilizando madeira de carvalho. A receita é árabe, de família e os temperos são naturais”. Isto é, um produto com sabor característico produzido por um processo diferenciado. Algo possivelmente único.

O cliente pode comer e pensar “nossa, nunca comi uma esfirra com este sabor apimentado e amadeirado, adorei!”, neste caso é um bom diferencial! Porém, pode odiar o sabor, logo não adianta nada.

O diferencial competitivo faz o cliente perceber mais valor no seu negócio, o torna mais fiel. Quem dá valor e é fiel, paga mais. Por isso empresas grandes investem muito em marketing com objetivo de deixa-lo bem claro às pessoas.

Não é preciso criar produtos mirabolantes para ter um. Basta algo simples, mas que o cliente dê valor. Segue então as dicas:

1. Não queira ser melhor em tudo

Este é o principal erro. Restaurantes que querem ter: menor preço, maior qualidade, entrega mais rápida, mais opções de produtos, ambiente mais confortável, melhor localização, marca mais bonita, entre outros.

Não tem como ser melhor em tudo, você terá que escolher onde quer se concentrar. É uma pena que para conseguir focar em um assunto é necessário diminuir o foco em outro. Isto é estratégia.

Pare por um minuto e pense: os maiores restaurantes são melhores em quê? Com certeza não é em tudo. Quem tenta ser o melhor em tudo, continua sendo igual a maioria. Se torne excelente em uma ou duas coisas, depois pense em ampliar esta excelência.

2. Melhore seu relacionamento com o cliente

Bom relacionamento cliente

Visitei uma hamburgueria e o proprietário me disse o seguinte: “um rapaz esses dias me perguntou se tinha como escolher o tamanho dos lanches. Percebi que ele era novo na cidade e onde ele morava isso é comum, mas aqui nunca vi”.

Imagino que há pessoas que adorariam comer 2 ou 3 lanches menores, ao invés de 1 lanche grande, para variar os sabores. Também daria para criar rodízio de lanches pequenos em dias específicos.

Sabe o que o proprietário da hamburgueria fez depois? Nada! Mas, talvez deveria ter levado em consideração o feedback do cliente. Quem sabe, talvez, aquela hamburgueria teria se tornado a única hamburgueria da cidade com lanches de tamanhos variados.

Seria interessante pegar a opinião dos clientes em relação à novas ideias ideias. Esta é uma boa maneira de valida-las antes de descarta-las para não se arrepender depois.

3. Esqueça do preço

Ser o mais barato da cidade pode ser um diferencial, mas não é algo para se orgulhar. Não foque no preço baixo, é arriscado.

Ter o preço mais baixo faz a percepção de valor do seu negócio despencar. Na cabeça das pessoas quem vende barato, é porque não tem qualidade e usar este diferencial para atrair cliente talvez seja um tiro no pé.

Há muitas franquias por aí que produzem seus produtos em escala e por isso têm condições de oferece-los bem mais baratos, mas preferem trabalhar com preços mais altos justamente para não ter uma baixa percepção de valor e com isso conseguem margens de lucro maiores.

As pessoas que querem preço baixo não são fieis, pois não valorizam o seu produto. Elas sempre comprarão no mais barato, independente da qualidade.

4. Ofereça ao seu cliente uma página de compra incrível

Ferramenta online de pedidos

Receber pedidos por aplicativos de delivery não é mais um diferencial. O que está popular no momento é ter um website próprio.

Muitas ferramentas por aí possuem layout ruim, apresentam erro, entre outros problemas. Se seu cliente passar por uma experiência ruim, quem perde é você.

Invista em suas ferramentas. Este momento não é de economia. Encontre serviços que te ajudem realmente. Não procure preço. Só assim poderá proporcionar ao cliente uma ótima experiencia de compra.

A Faminto oferece aos restaurantes o Website Delivery, além de ferramentas para gerenciamento, tais como: Controle de Pedidos, Controle de Clientes, Controle de Caixa, entre outras. Acesse o site para saber mais.

5. Use ferramentas para enxergar melhor

Se você tem ferramentas de controle de pedidos e controle de clientes, ótimo. Acesse os relatórios para entender melhor sobre seu negócio.

Veja os produtos que mais vendem. Analise o porquê vendem mais. Talvez eles possuam algum ingrediente que os clientes gostem muito e pode utilizá-lo outros produtos.

O mesmo vale para produtos que menos vendem, identifique o motivo e corrija. Tente relançar estes produtos ou remova-os do cardápio.

Veja os clientes que mais compram. Quando entrarem no restaurante novamente, converse com eles para entender melhor suas necessidades.

Fazendo isso, sem querer, você poderá estar criando um conjunto de pequenos diferenciais, que farão seu produto ou serviço se tornar sensacional.

6. Use a internet para captar ideias

Pesquisar ideias na internet

A internet está cheia de todo tipo de conteúdo e na nossa área não é diferente. É a maior fonte de criatividade que podemos ter. Você não vai copiar nada, digamos que irá apenas captar novas ideias.

Acompanhe as tendências. O que estão fazendo por aí? Veja o que restaurantes do outro lado do país estão oferecendo, desta forma diminuirá as chances de fazer exatamente igual o vizinho.

Siga páginas nas redes sociais e assine newsletters de blogs relacionadas ao seu nicho de mercado. Para se manter informado, é grátis.

7. Valorize sua equipe

Reúna-se com sua equipe. Com certeza eles podem ter ideias geniais que não te falam. Você precisa dar essa liberdade a eles e mostrar que as ideias deles são importantes para o sucesso do negócio.

Peça para ela incentivar os clientes a avaliarem seu restaurante. É interessante ter uma ferramenta que permita receber opinião pela internet, talvez um website próprio ou formulário online.

Crie um esquema de feedback privado. Pode ser uma urna no caixa. O cliente pode escrever sua opinião sobre o restaurante e depositar na urna antes de ir embora.

Use todas essas ideias, sugestões e reclamações para debater nas reuniões. Com certeza uma hora haverá alguma ideia viável para executar e criar um bom diferencial.

Dica extra: ame o que faz

Amar o que faz

Dê seu melhor e faça sua equipe fazer o mesmo em todos assuntos, independente do preço que o cliente paga: atendimento, venda através da internet, comentários das redes sociais, produto, embalagem da entrega (delivery), entre outros.

Esse esforço, com o tempo, criará diferenciais que encantarão os clientes. A lei do esforço nunca falha.

Grande parte dos gerentes de restaurantes só querem colocar o dinheiro no bolso e não se importam com o cliente. São resistentes às mudanças.

Você tem que amar o que faz. Quem ama, dá seu melhor sem fazer esforço. O problema torna-se apenas mais um desafio e o trabalho, um hobbie.

23/05/2020
Compartilhe

Deixe seu comentário

Estamos trabalhando aqui, em breve reativaremos os comentários...

Acompanhe o BF para receber matérias que te ajudem a elevar o nível do seu restaurante

Plataforma de restaurantes

Deixe seu nome e melhor e-mail para receber nosso conteúdo por e-mail

Acompanhe o BF para receber matérias que te ajudem a elevar o nível do seu restaurante

Deixe seu nome e melhor e-mail para receber nosso conteúdo por e-mail

Autor Eric Araújo

Foto Eric Araújo

TI é minha área de formação. Porém hoje estou em contato direto com os clientes da Faminto trocando ideias, entendendo suas necessiades e visões.

Facebook

Quer elevar o nível do seu restaurante?

Foto $Post->author_name

Esse é nosso objetivo, te ajudar a gerenciar seu restaurante através de nossas ferramentas. Aumentar seu lucro, diminuir os custos e ter menos dores de cabeça

Quero melhorar meu restaurante